Gestão e Avaliação Ambiental

Práticas de Green Supply Chain Management no Setor de Linha Branca

Resumo: O presente projeto tem por objetivo avaliar as principais práticas de GCSM no setor de linha branca. O setor de linha branca foi escolhido por ser um setor importante na economia brasileira, que atende tanto ao mercado externo (com exigências internacionais) quanto ao mercado interno. Trata-se também de um setor com vários processos e empresas com atividades impactantes ao meio ambiente e que, portanto, merecem ser estudados. A caracterização metodológica dessa pesquisa é variada, tendo em vista os diferentes objetivos a serem alcançados. A abordagem a ser adotada para a condução das atividades de pesquisa é de multimétodo ou abordagem combinada, pois é considerada tanto uma abordagem de natureza qualitativa como quantitativa. Quanto aos métodos utilizados, estes consideram a condução de estudos de casos (na fase qualitativa) e levantamento tipo survey (na fase quantitativa). Os resultados esperados para este projeto incluem: i) um quadro teórico analítico da literatura especificamente sobre práticas de GSCM no setor de linha branca; ii) a identificação de práticas de GSCM em empresas montadoras do setor de linha branca, bem como em empresas fornecedoras da cadeia de suprimentos do setor; iii) um panorama das empresas do setor que adotam práticas de GSCM; e iv) a identificação de mecanismos de transferências das práticas de GSCM no setor de linha branca. Como principais resultados esperados, pode-se destacar: a) a elaboração de um quadro teórico analítico da literatura especificamente sobre práticas de GSCM no setor de linha branca; b) a identificação de práticas de GSCM em empresas montadoras do setor de linha branca, bem como em empresas fornecedoras da cadeia de suprimentos do setor; c) um panorama das empresas do setor que adotam práticas de GSCM no setor; e d) a identificação de mecanismos de transferências de práticas de GSCM ao longo da cadeia do setor de linha branca.
Alunos envolvidos: Graduação / Doutorado.
Integrantes: Lucila Maria de Souza Campos – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

Método de Gestão e Avaliação de Desempenho dos Indicadores de Sustentabilidade Empresarial

Resumo: Projeto Guarda-chuva que suporta outros projetos e publicações relacionadas a orientação de doutorado, mestrado e IC. O objetivo do presente projeto é desenvolver um Método de Gestão e Avaliação de Desempenho dos Indicadores de Sustentabilidade Empresarial. O projeto é desenvolvido com apoio de um doutorando do PPGEP/UFSC bolsista do CNPq e de um bolsista de IC do Programa Jovens Talentos da CAPES..
Alunos envolvidos: Graduação / Mestrado acadêmico / Doutorado .
Integrantes: Lucila Maria de Souza Campos – Coordenador / Simone Sartori – Integrante / Caroline Gibbim – Integrante / João Pedro Fernandes- Integrante.

 

Análise termo-ecológica em usinas de geração termoelétrica na Amazônia

Resumo: O presente trabalho desenvolve uma proposta de gestão de usinas termelétricas por meio de um modelo matemático e uma ferramenta computacional para avaliação e otimização econômica, térmica e ambiental das usinas geradoras de eletricidade com motores de combustão interna.
Alunos envolvidos: Doutorado.
Integrantes: Lucila Maria de Souza Campos – Coordenador / Paulo Augusto Cauchick Miguel – Integrante / Wagner Ferreira da Silva – Integrante / Jandecy Cabral Leite – Integrante.