Egressos PPGEP

Egressos de Doutorado:

Lívia Moraes Marques Benvenutti – Defesa em 2021

Possui graduação em engenharia de alimentos pela Universidade de São Paulo (2011). Mestrado em engenharia de petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Atuou como bolsista no Laboratório de Gestão em Avaliação Ambiental (LGAA) de 2017 a 2021, com ênfase em sustentabilidade no setor de transporte (frota de veículos leves) e avaliação de impactos de políticas públicas através da modelagem de dinâmica de sistemas. Sua tese de doutorado é intitulada “A Fleet-Based Well-To-Wheel Model For Policy Support: The Brazilian Socio-Technical Light-Vehicles System Transitions”, foi desenvolvida com um sandwiche junto à University of Ottawa no Canadá. Prof. Diego A. Vazquez Brust da University of Portsmouth foi seu co-orientador e a Prof. Catherine Lyston-Heyes foi sua supervisora em seu período na Univerity of Ottawa. Sua pesquisa esteve alinhada à Linha de pesquisa 2 do LGAA. (Lattes)

.

.

Jairo José Assumpção – Defesa em 2020

Possui graduação e especialização em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2006), Mestrado pela UNIVALI (2009) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor e Coordenador dos Cursos de Administração e Engenharia de Produção da Unisociesc de Florianópolis. Atua também como Gerente Operacional das Unidades da Unisociesc Campus Ilha e Continente. Sua pesquisa de doutorado foi intitulada “Green Supply Chain Management (GSCM): Proposição de um modelo estrutural de categorias de práticas indutoras de inovação aplicado ao setor metalmecânico”, e esteve vinculado à Linha de Pesquisa 3 do LGAA. (Lattes)

 

.

Wagner Ferreira Silva – Defesa em 2017

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Operações (UFSC – 2017) e Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Processos Industriais (UFPA – 2011). Obteve graduação em Engenharia Mecânica Plena (USU – 1993) realizando diversas pós-graduações incluindo Engenharia de Manutenção (UFRJ – 1995), Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ – 1998). MBA Internacional em Gestão de Empresas pela FGV incluindo módulos na Universidade de Ohio e Universidade da California, Irvine (2004-2005). Possui também Especialização em Gestão de Termelétricas (USP – 2011) e Especialização em Turbinas Aeroderivadas, Eólicas e Industriais de Grande Porte. Sua tese é intitulada “Gestão termoecológica de usinas termoecológicas com motores de combustão interna: Modelo baseado em aspectos técnicos, econômicos e ambientais”. No LGAA sua pesquisa esteve vinculada à Linha de pesquisa 2. (Lattes)

.

Simone Sartori – Defesa em 2016

Pós-Doutorado (2020) em Administração na Universidade do Vale do ItajaÍ (UNIVALI). Professora Titular do Centro Universitário de Brusque – SC (UNIFEBE) e Coordenadora do curso de Processos Gerenciais EAD. Doutorado (2016) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com período sanduíche em Copernicus Institute of Sustainable Development, Utrecht University (2014-2015). Mestrado (2008) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduação (2007) em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Simone atuou como bolsista no LGAA de 2012 a 2016. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: sustentabilidade empresarial, gamification e prospecção de cenários. Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação – INEP. Sua pesquisa de doutorado é intitulada “Proposta de método de avaliação integrada de sustentabilidade com uso da análise envoltória de dados”. Sua pesquisa esteve vinculada à Linha 2 do LGAA. (Lattes)

.

Vanderléia Martins Lohn – Defesa em 2016

Doutorado (2016) na área de Ética e Sustentabilidade pelo PPGEP da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado (2009) na área de Responsabilidade Social pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento também pela UFSC. Especialista em Gestão do Terceiro Setor e Responsabilidade Social pelo Centro de Ensino Estácio de Sá (2005). Graduada em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2001). Desde 2005 é professora do Curso de Administração da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professora das disciplinas de Responsabilidade Socioambiental; Gestão Sustentável das Organizações; Administração Pública; Administração Mercadológica; Ética profissional (UNIVALI). Coordenadora do Núcleo ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (UNIVALI). Atua com atividades em projetos de extensão (UNIVALI). Consultora na área de Sustentabilidade Organizacional e Projetos Sociais. Sua pesquisa de doutorado é intitulada “Fatores que influenciam o comportamento ético em organizações na prática da sustentabilidade”. Sua pesquisa esteve alinhada à Linha 2 do LGAA. (Lattes)

.

Cleci Grzebieluckas – Defesa em 2010

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT (2006), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2007), Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2010). Professora adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT Campus de Tangará da Serra MT, ministra aulas no Programa de Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – PPGASP e nos cursos de Ciências Contábeis e Administração em Agronegócio. Possui experiência em contabilidade e administração e tem como temas de pesquisas: frutos nativos do cerrado, valoração ambiental, custos ambientais e análise econômica. Sua tese de doutorado é intitulada “A influência dos custos ambientais externos na produção agrícola: estudo comparativo entre frutos do cerrado e pecuária leiteira”. Sua pesquisa esteve vinculada à Linha 2 do LGAA. (Lattes)


Egressos de Mestrado:

Jéssica Prats Raspini – Defesa em 2021

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). É membro do núcleo de Florianópolis dos Engenheiros Sem Fronteiras. Atua no Laboratório de Gestão em Avaliação Ambiental (LGAA) com ênfase em Economia Circular, Mineração Urbana e Ímãs de Terras Raras desde 2019. Atua no LGAA como bolsista desde 2019. Sua dissertação de mestrado é intitulada “Barreiras e facilitadores à implementação da economia circular: Fortalecimento das cadeias de valor e suprimentos de ímãs de terras raras”. Dentre as linhas de pesquisa do LGAA, sua dissertação esteve atrelada às Linhas 1 e 3. (Lattes)

.

Pedro Seolin dos Santos – Defesa em 2020

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). E mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi membro do Laboratório de Avaliação e Gestão Ambiental com bolsa entre 2018 e 2020. Defendeu seu mestrado em 2020 e sua dissertação de mestrado é intitulada “Análise de iniciativas para gestão de resíduos têxteis no pós-consumo da indústria de vestuário no contexto da economia circular”. Sua pesquisa de mestrado esteve vinculada à Linha de pesquisa 1 do LGAA. (Lattes)

.

.

.

.

Egon Nogueira Loch – Defesa em 2019

Formado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tem experiência na área de Gestão Ambiental (sustentabilidade, logística reversa, legislação e resíduos), Lean Thinking, Inovação e Lean Startup. Sua dissertação de mestrado é intitulada “Avaliação da utilização e sucesso da metodologia Lean Startup no Brasil”. Atuou no LGAA como bolsista de 2017 a 2019. (Lattes)

.

.

Suélen Fernandes – Defesa em 2019

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a linha de pesquisa voltada para produção nacional de Ímãs de Terras Raras. Formação em Engenharia Sanitária e Ambiental e Segurança do trabalho pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atua como engenharia sanitarista em projetos executivos de saneamento e diagnóstico de bacias hidrográficas. Atuou no LGAA como bolsista de 2017 a 2019. Sua dissertação de mestrado é intitulada “Método para a avaliação da sustentabilidade ambiental da produção de imãs de terras raras no Brasil: Um estudo no Laboratório Fábrica”. Sua pesquisa esteve vinculada à Linha de pesquisa 2 do LGAA. (Lattes)

.

.

Carla Tognato de Oliveira – Defesa em 2018

Engenheira Sanitarista e Ambiental formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, com especialização em Gerenciamento de Projeto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Realizou estágio de pesquisa na Universidade Savoie Mont Blanc (Polytech Annecy-Chambéry) na França. Realiza doutorado em Economia Circular com Grupo de Pesquisas em Avaliação do Ciclo de Vida (CICLOG), na UFSC, coordenado pelo Professor Sebastião Roberto Soares. Foi professora substituta no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC. No LGAA atuou como bolsista de 2016 a 2018. Sua dissertação de mestrado é intitulada “Avaliação dos facilitadores e barreiras da economia circular na cadeia reversa do poliestireno expandido no Brasil” e esteve vinculada às Linhas 1 e 3 do LGAA. (Lattes)

.

Daniel Lorenzo dos Santos – Defesa em 2018

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Engenheiro Mecânico (UFSC). Possui experiência em Desdobramento Estratégico, Sustentabilidade de Sistemas, Educação Lean e Gestão de Projetos em empresas dos segmentos: automotivo, varejo, hospitalar, serviços, têxtil e mineração. Consultor Lean no Kaizen Institute, atuou como pesquisador no Instituto Fraunhofer na Alemanha e na Zen SA na gestão de processos de melhoria contínua. Sua pesquisa de mestrado é intitulada “Barreiras e direcionadores na aplicação do Lean & Green” e esteve atrelada à Linha de pesquisa 3 do LGAA. (Lattes)

.

.

Edna Gessner – Defesa em 2018

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Durante o mestrado, atuou principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Sustentabilidade, Sustentabilidade Corporativa, Indicadores de Sustentabilidade, Índice de Sustentabilidade, Setor Têxtil. Atualmente, é Revisor de periódico da Revista Brasileira de Engenharia de Produção – BJPE e Pesquisador bolsista de doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuação profissional envolve pesquisa e projetos nas áreas de: Inovação Aberta em Pequenas e Médias Empresas, Capacitação para Pequenas e Médias Empresas, Mapeamento de Processos, Compliance e Inovação Social. Participa como mentora no projeto social SOS Encurralados e como especialista do projeto social Conta pra Gente, ambos na área de gestão para pequenas e médias empresas, além de atuar na equipe de gestão de operações e marketing do projeto social Meu Bom Amigo. No LGAA atuou como bolsiata de 2016 a 2018. Sua dissertação de mestrado é intitulada “Ferramenta de avaliação da sustentabilidade para pequenas e médias empresas do setor têxtil brasileiro” e esteve alinhada à Linha de Pesquisa 2 do LGAA.  (Lattes)

.

Bruno Santos Vieira – Defesa em 2016

Professor no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Caçador. Mestre em Engenharia de Produção (2016) com ênfase em Gestão de Operações pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Engenharia de Produção Elétrica (2014), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Interessado em áreas quantitativas, sobretudo em Pesquisa Operacional (Otimização). Familiarizado com a linguagem de programação matemática e com a criação de modelos computacionais matemáticos para a solução de problemas reais. Realizou trabalhos de campo e treinamentos nas áreas de Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção (PCP) e à Logística. Atuou como bolsista do LGAA de 2014 a 2016. Sua pesquisa de mestrado é intitulada “Um modelo de otimização para o planejamento de operações de um sistema de abastecimento de água da cidade de Florianópolis” e esteve atrelada à Linha de pesquisa 2 do LGAA. (Lattes)

.

Bruno Jacomel – Defesa em 2014

Mestre em Engenharia de Produção (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Engenharia de Aquicultura também pela UFSC (2007). Bruno atuou no LGAA como bolsista de 2012 a 2014. Sua dissertação é intitulada “Produção Sustentável e Controlada de Ostras: Ações em SC rumo aos Padrões Internacionais de Comercialização”. Bruno optou pela carreira de músico e é violinista da Camerata de Florianópolis. Sua pesquisa esteve vinculada à Linha 2 do LGAA. (Lattes)

.

.

.

.

Fernanda Latrônico Silva – Defesa em 2014

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Possui especialização em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Tem experiência profissional da área de Administração e Finanças. Atua nas seguintes áreas de pesquisas: Sustentabilidade Corporativa, Avaliação da Sustentabilidade, Logística Reversa, Empreendedorismo, Tecnologia da Informação. No LGAA atuou como bolsista de 2012 a 2014. Sua dissertação de mestrado é intitulada “Práticas de logística reversa com base nos relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras” e esteve atrelada à Linha de pesquisa 3 do LGAA. (Lattes)

.

.

Vitor Gonçalves de Azevedo – Defesa em 2014

Possui doutorado (summa cum laude) em finanças pela Technische Universität München (TUM). Defendeu seu mestrado em Engenharia de Produção na UFSC em 2014, com apenas 13 meses de curso. Sua graduação foi em Administração Empresarial pela UDESC. Trabalhou como professor em universidades como UFSC, UDESC e Sociesc e como gestor de investimentos.  Atualmente faz sua habilitação e trabalha como pesquisador sênior pela TUM. Atuou como bolsista do LGAA de 2013 a 2014 e sua dissertação é intitulada “Analysis of impact of including corporate sustainability factor on the three factors of Fama-French Model on business traded on BM&FBOVESPA: An emprical study of the period between 2006 and 2013. (Lattes)

.

.

.

Emerson Douglas Pacheco – Defesa em 2013

Possui mestrado em engenharia de produção pela UFSC (2013), mestrado-profissionalizante em Black Belt Six Sigma pela Whirlpool S/A Eletrodomésticos (2008), especialização em Engenharia e Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), graduação em Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade da Região de Joinville (2001) e curso-tecnico-profissionalizante pelo Associação Beneficente da Indústria Carbonifera de Santa Catarina (1992). Atualmente é Chefe e Especialista da Qualidade Corporativa da Whirlpool S/A Eletrodomésticos em unidade nos EUA. Tem experiência na área de Engenharia de Produção. Atuando principalmente nos seguintes temas: confiabilidade, seis sigma, validação sistema de medição, mapa de processo, mapa de produto e Design of Experiment – DOE. Sua dissertação é intitulada “Práticas de produção mais limpa num fabricante de eletrodimésticos do setor de liha branca”. Sua pesquisa esteve alinhada à Linha de pesquisa 3 do LGAA. (Lattes)