Projetos de Pesquisa


[Projeto UFSC 2013-2017 s/n]: Gestão e Avaliação Integrada da Sustentabilidade Empresarial

Descrição: Projeto Guarda-chuva que suporta outros projetos e publicações relacionadas a orientação de doutorado, mestrado e iniciação científica. O objetivo do presente projeto é desenvolver Avaliações, Métodos, Ferramentas e Modelos de Gestão da Sustentabilidade Empresarial, englobando indicadores (como por exemplo GRI, DJSI, entre outros) gestão energética, abastecimento e captação de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos e economia circular, entre outros temas. Atua em setores diversificados, como o setor de energia, linha branca, automotivo, entre outros.

Integrantes: Lucila Maria de Souza Campos (Coordenador); Simone Sartori; Wagner Ferreira da Silva; Caroline Gibim; Bruno Santos Vieira; Gabriel Shinji Kumm Kuriyama; Edna Gessner; Carla Tognato; Suélen Fernandes.

Situação: Concluído (2013-2017).


[Projeto UFSC 2013-2017 s/n]: Análise termo-ecológica em usinas de geração termoelétrica na Amazônia

Descrição: O presente trabalho desenvolve uma proposta de gestão de usinas termelétricas por meio de um modelo matemático e uma ferramenta computacional para avaliação e otimização econômica, térmica e ambiental das usinas geradoras de eletricidade com motores de combustão interna..

Integrantes: Lucila Maria de Souza Campos (Coordenador); Paulo Augusto Cauchick Miguel; Wagner Ferreira da Silva; Jandecy Cabral Leite.

Situação: Concluído (2013-2017).


[Projeto UFSC 2013-2015 s/n]: Logística Reversa e Produção Mais Limpa: Avaliação de Práticas e Alternativas em setores produtivos

Descrição: O objetivo principal dessa pesquisa é a avaliação de práticas e alternativas, tanto de LR quanto de PML. Procura-se estudar alternativas para o retorno de produtos em fim de vida, incluindo análises de ciclo de vida, assim como aplicação de práticas de PML em diversos setores como Linha Branca, Automotivo, entre outros. Trata-se de um projeto guarda-chuva que inclui publicações e orientações de trabalhos de doutorado, mestrado e IC.

Integrantes: Lucila Maria de Souza Campos (Coordenador); Carlos Manuel Taboada Rodriguez; Paulo Augusto Cauchick Miguel; Emerson Douglas Pacheco; Fernanda Latrônico; Marina Bouzon.

Situação: Concluído (2013-2015).


[CNPq MHEST 2012-2014: 490467/2011-3]: Análise Comparativa sobre Características e Tendências dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) de Empresas Brasileiras e Eslovenas do setor da Construção Civil

Descrição: O setor da construção civil é uma parte importante de muitas economias globais. Seu resultado permite a operação e ampliação de outras indústrias. Porém, é um setor que representa um impacto ambiental negativo significativo pelos tipos de materiais que usa e pelas próprias características de operação. O objetivo do presente projeto é realizar um estudo comparativo entre os estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a indústria da construção civil da Eslovênia, do ponto de vista da gestão ambiental e formas de implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs). O projeto pretende ainda: i) mapear as empresas da Eslovênia, e dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com SGAs padronizados, do setor da construção civil; ii) identificar, nas empresas selecionadas, as principais características dos SGAs; iii) analisar comparativamente os resultados dos dois países e correlacioná-los com indicadores macroeconômicos selecionados; e iv) preparar recomendações e orientações para facilitar a adoção de práticas de gestão ambiental e SGAs nos países participantes, bem como em outros países. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa que fará, numa primeira etapa, uma pesquisa tipo survey, para depois fazer um aprofundamento por meio de estudos multi-casos. O projeto será realizado num período de dois anos, com uma equipe formada por professores do Brasil (UFSC e UFSM) e da Eslovênia (University of Ljubljana). Espera-se que este projeto possa contribuir para um melhor conhecimento sobre os SGAs utilizados no setor, gerando assim recomendações e orientações em busca de uma gestão ambiental mais eficiente.

Integrantes: Lucila Maria de Souza Campos (Coordenador); Antonio Cezar Bornia; Andrea Cristina Trierweiller; Andreas Dittmar Weise; Jana Selih.

Situação: Concluído (2012-2014).


[Projeto UFSC FUNPESQUISA 2011-2012]: Investigação de práticas de gestão socioambiental: Um estudo de caso em empresa catarinense que adota o modelo PNQ

Descrição: A partir da evolução do conceito da qualidade nas últimas décadas, os modelos de excelência em gestão, geralmente estabelecidos pelos prêmios nacionais da qualidade, têm se apresentado como uma opção relevante rumo a melhoria do desempenho organizacional, cujos propósitos principais são promover a conscientização para a qualidade e estimular a melhoria da qualidade e competitividade em diversos tipos de organizações em diferentes partes do mundo. Estudos realizados há alguns anos apontam que existem pelo menos 76 países com modelos de excelência de gestão em nível nacional, dentre eles o Brasil. Entre os modelos existentes, os precursores foram desenvolvidos na Austrália, Canadá, EUA e Japão. Aqueles que hoje ainda tem um grande impacto mundial são o Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA) dos EUA e um modelo regional representado pelo European Quality Award (EAQ). O PNQ, modelo brasileiro, foi estabelecido em 1991 como uma importante proposta de um modelo de gestão e de melhoria da qualidade, produtividade e desempenho de organizações instaladas no país. Estabelece uma orientação integrada e interdependente para gerenciar uma organização. Considera que os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica e balanceada nas estratégias e resultados. Assim, permite que os vários elementos de uma organização possam ser implementados e avaliados em conjunto, de forma interdependente e complementar (FNQ, 2010). Desde então, organizações de diversos setores econômicos têm adotado o modelo de gestão, organizando suas práticas de gestão conforme os critérios do PNQ. Diversas empresas de setores industriais e de serviços têm alcançado êxito em termos de melhoria da performance organizacional. Nesse contexto, este projeto de pesquisa procurou identificar e analisar práticas e ações voltadas para a responsabilidade social, basicamente envolvendo dados secundários e análise documental.

Integrantes: Lucila Maria de Souza Campos (Coordenador).

Situação: Concluído (2011-2012).


[CAPES PRODOC 2010-2014: 2565110]: Desempenho da Gestão Ambiental de Empresas Industriais: mensuração com uso da Teoria da Resposta ao Item

Descrição: Mensurar o desempenho da gestão ambiental de empresas industriais de Santa Catarina e Paraná com a utilização da Teoria da Resposta ao Item. Seus objetivos específicos são: a) definir indicadores a partir dos requisitos do conjunto de normas ISO 14001; b) desenvolver uma escala a partir dos indicadores sob o enfoque da Teoria da Resposta ao Item; e c) interpretar a escala desenvolvida para mensurar o desempenho da gestão ambiental das empresas industriais a partir dos indicadores.

Integrantes: Antonio Cezar Bornia (Coordenador); Lucila Maria de Souza Campos; Blênio César Severo Peixe; Andrea Cristina Trierweiller; Rafael Tezza.

Situação: Concluído (2010-2014).


[CNPq Universal 2010-2013: 472069/2010-1]: Investigação de práticas de gestão socioambiental em empresas que adotam o modelo de excelência em gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) na Região Sul

Descrição: Nas últimas décadas, os modelos de excelência em gestão, como o Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ, têm demonstrado ser uma opção relevante rumo a excelência no desempenho organizacional das empresas. Nesse contexto, este projeto de pesquisa visa identificar e analisar práticas e ações voltadas para a gestão socioambiental. Pretende-se que esta investigação seja realizada em empresas que adotam o PNQ, por meio da condução de estudo de múltiplos casos como abordagem metodológica de pesquisa, em um recorte na região sul do país. Espera-se ainda que os resultados da presente proposta venha a integrar e compor um banco de práticas relevantes, a ser disponibilizado no futuro para consulta.
Integrantes: Paulo A. Cauchick Miguel (Coordenador); Lucila Maria de Souza Campos; Edson Pacheco Paladini.

Situação: Concluído (2010-2013).


Páginas: 1 2