Informes LGAA #17

16/11/2020 15:06

O LGAA ganhou novamente o prêmio de trabalho PIBIC melhor avaliado no departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) da UFSC, autoria de Vitor Allan Prats Raspini.

𝑷𝒂𝒓𝒂𝒃é𝒏𝒔 𝑽𝒊𝒕𝒐𝒓!!!!

Título da pesquisa: Logística sustentável e práticas Lean and Green em empresas de pequeno porte de Santa Catarina: Avaliação do cenário por meio de indicadores

Resumo: A inserção dos conceitos ambientais tem transformado as relações nos sistemas de produção entre fornecedores, operações de manufatura e clientes. As abordagens do Green Manufacturing incorporadas ao conceito de Lean Manufacturing promovem benefícios ambientais por meio das práticas Lean and Green. São exemplos destas abordagens as práticas de Produção Mais Limpa (P+L) e Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Neste contexto, o projeto teve por objetivo avaliar a atual conjuntura de Logística Sustentável e práticas Lean and Green em empresas de pequeno porte de Santa Catarina, por meio da definição e da avaliação de indicadores. O método utilizado contou com uma análise da literatura e das práticas já existentes e identificação das principais barreiras e facilitadores na implementação de práticas Lean and Green.

Como principais resultados, observou-se que a aplicação e integração das práticas Lean and Green mais usadas são o Lean Manufacturing (LM), combinado com a ACV e com a P+L. Também foi observado que essas três práticas se correlacionam fortemente e de forma positiva, de modo a apresentarem forte contribuição para a sustentabilidade das empresas. No caso das pequenas empresas, apesar de evidências mostrarem que certificações ISO 9001 e ISO 14001 interferem no nível de aderência das práticas, o custo elevado das certificações prejudica sua adoção.