Nova Publicação

10/06/2022 17:16

É com satisfação que informamos mais uma publicação de artigo em periódico internacional com participação de membros do LGAA e nesse caso em parceria com membros do LABMAT/EMC. O artigo intitulado “Drivers and barriers to a circular economy adoption: a sector perspective on rare earth magnets” foi publicado no Journal of Material Cycles and Waste Management (CiteScore 2021 5.3 e JCR 2,863).

Trata-se de um artigo desenvolvido pela doutoranda do PPGEP Jéssica Prats Raspini, cujo tema foi tratado também em sua pesquisa de mestrado. Além da autora principal, o artigo conta ainda com a co-autoria de Mariele Bonfante, pós doutoranda do LGAA, da doutoranda do LABMAT Franciele Rossetti Cúnico, do Prof. Orestes Alarcon, supervisor do LABMAT, além da Prof. Lucila Campos orientadora da Jéssica, no mestrado e no doutorado.

O artigo fornece uma perspectiva setorial sobre os impulsionadores e barreiras para a adoção de princípios de economia circular na indústria de NdFeB no Brasil. Com base na literatura atual e manuais de Economia Circular, apresenta-se um conjunto de direcionadores e barreiras teóricas, compreendendo três áreas de direcionadores: regulatória, normativa e cultural-cognitiva, e cinco áreas de barreiras: financeira, mercadológica, organizacional, operacional e tecnológica e estrutural. DOI do artigo: https://doi.org/10.1007/s10163-022-01424-7