Nova Publicação

12/05/2023 13:52

Compartilhamos a publicação de mais um artigo científico em periódico internacional com participação de membros do LGAA e de pesquisadores da University of Portsmouth e da University of Sussex.

O artigo intitulado “Electric versus ethanol? A fleet-based well-to-wheel system dynamic model for passenger vehicles”, foi publicado na revista Transportation Research Part D: Transport and Environment (CiteScore 2021 10.5 e JCR 7.041).

Trata-se de um artigo desenvolvido pela ex-aluna de doutorado do PPGEP, Lívia Moraes Marques Benvenutti, fruto de sua tese de doutorado defendida em 2021. O artigo apresenta um modelo do poço-à-roda da frota de veículos leves do Brasil. Neste modelo, intitulado FWEMPS (Fleet-based Well-to-Wheel Model for Policy Support), algumas emissões (e.g. material particulado, formação de ozônio, gases do efeito estufa) são estimadas ao longo do tempo (até 2050).

O modelo foi desenvolvido em Dinâmica de Sistemas e permite alguns testes com diferentes inputs (e.g. eficiência energética média por ano, teor médio do uso de etanol em carros flexfuels, uso reduzido dos carros devido ao aumento de trabalho remoto, entre outros). Dentre outras coisas, o artigo apresenta resultados de comparações de diferentes cenários, em especial, uma comparação com cenários envolvendo majoritariamente veículos movidos a etanol e elétricos.

Para mais informações conferir o artigo pelo DOI: https://doi.org/10.1016/j.trd.2023.103604