Nova Publicação

12/05/2023 14:01

Compartilhamos a publicação de mais um artigo científico em periódico internacional com participação de membros do LGAA e de pesquisadores da University of Portsmouth e da University of Sussex.

O artigo intitulado “The changing roles of actors in ‘fortuitous’ sustainability transitions: An analysis of Brazil’s passenger vehicles fuel technology from 1970 to 2020”, foi publicado na revista Technological Forecasting and Social Science (CiteScore 2021 13.7 e JCR 10.884).

Trata-se de um artigo desenvolvido pela ex-aluna de doutorado do PPGEP, Lívia Moraes Marques Benvenutti, fruto de sua tese de doutorado defendida em 2021. O artigo propõe uma nova maneira de combinar a perspectiva multinível (Multi-level Perspective, MLP) e a abordagem de fluxo múltipla (Multiple Stream Approach, MSA) para investigar transformações de tecnologia e de combustível usada na frota de veículos do Brasil entre 1970 e 2020.

Com isso, as análises destacam as mudanças de papéis dos principais atores, suas influências, e como políticas públicas inativadas têm o poder de influenciar o sistema sociotécnico em longo prazo. Ao fazer isso, o artigo complementa a literatura existente sobre transições sociotécnicas sustentáveis, adicionando fatores contextuais relevantes para o desenvolvimento de economias em suas tentativas de abordar problemas persistentes de sustentabilidade.

Para mais informações conferir o artigo pelo DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2023.122584