Informes LGAA #47

26/10/2023 12:16

Compartilhamos a publicação de mais um artigo científico em periódico internacional com participação de membros do LGAA e de pesquisadores da Technical University of Denmark (Dinamarca) e Illinois Institute of Technology (EUA).

O artigo intitulado “Measuring the adoption of circular economy at the company level: usefulness and applicability of the OCE index”, foi publicado no Journal of Industrial and Production Engineering (CiteScore 2022 4.9).

Trata-se de um artigo desenvolvido pela ex-aluna de doutorado do PPGEP, Marina Ilka Baumer Cardoso, fruto de sua tese de doutorado defendida em 2022, em co-autoria com as Professoras Lucila Campos e Weslynne Ashton. O artigo apresenta a aplicabilidade e a utilidade do índice de circularidade desenvolvido no doutorado da aluna, intitulado de Overall Circularity Index (OCE). O índice OCE permite às empresas avaliar o seu desempenho em relação a Economia Circular, estabelecendo como referência dados de benchmark, dados históricos ou metas específicas. O artigo aprofunda o estudo sobre o desempenho da circularidade usando o índice OCE com três empresas brasileiras, cada uma em diferentes setores manufatureiros – borracha, aço e plástico; de diferentes tamanhos e estágios de incorporação da sustentabilidade; e usando dados disponíveis de relatório de sustentabilidade e relatados de forma privada. Através de uma análise quantitativa e qualitativa combinada, os autores puderam constatar que o índice era fácil de usar e flexível em diferentes contextos.

Para mais informações conferir o artigo pelo DOI: https://doi.org/10.1080/21681015.2023.2244496